domingo, 5 de fevereiro de 2017

Retificador de onda completa com Regulador 7805

Primeiro verificar qual deve ser a tensão de saída do circuito, nesse caso quero 5v, e para isso vou utilizar o LM 7805, ele aguenta uma faixa segura de entrada acima de 7v e abaixo 35v de  conforme Datasheet (https://www.sparkfun.com/datasheets/Components/LM7805.pdf), abaixo está uma imagem ilustrando como deve ser a ligação do 7805.


De acordo com o datasheet é necessário utilizar capacitores de filtro, segue imagem:



O Retificado a ser desenvolvido será do tipo Onda Completa e funciona com uma ponte retificadora que possui 4 diodos, com isso a onda fica retificada dessa forma:





Após isso deve-se calcular o valor para o capacitor de filtro do retificador, A fonte a ser utilizada é um transformador 220v para 12v, no entanto a saída medida com ele a vazio foi de 11,78v.
Os cálculos deixarei para outro post.



Os componentes necessários para este regulador retificador são:
1 - Placa de Fenolite.
4 - Diodos IN4007 [D1,D5,D6,D7 no circuito]
1 - Capacitor eletrolítico 220uF 25v [C3 no circuito]
2 -  Capacitores cerâmicos 100nF [C1 e C2 no circuito]
1 - Regulador LM7805 [U1 no circuito]
2 - Conectores KRE de 2 vias.
* Também é necessário Percloreto de ferro para a placa de fenolite, facilmente encontrado em lojas de componentes eletrônicos.



Após conhecer todos os componentes necessários é hora de desenhar o esquema, utilizei nesse caso o www.circuitlab.com, que permite em sua versão demo desenhar utilizando o navegador.



Depois de desenhado o circuito é hora de passar para a placa de fenolite, utilizei os componentes para dimensionar a distância entre os furos que deverão ser feitos, desenhei o circuito na placa com uma caneta para CD.



Depois de desenhar o Circuito na placa e conferir se está correto é hora de perfurar a placa, utilizei uma furadeira com uma ponteira de perfurador de placa, mas pode ser até um prego de aço para alvenaria sem cabeça.




Depois de perfurar a placa deve-se redesenhar o circuito na placa com a caneta de CD, procure sempre deixar as trilhas o mais largo possível para a corrente fluir melhor.




Depois disso deve-se mergulhar a placa virada com a parte de cobre desenhada para baixo no percloreto de ferro.



Após alguns minutos a placa ficara dessa forma, pois o percloreto de ferro irá corroer toda a parte de cobre que não estiver pintada, Tome cuidado para não esquecer a placa no percloreto porque se passar muito tempo ele irá corroer mesmo onde foi pintado. 



Então deve-se limpar as trilhas com água e álcool para facilitar a soldagem dos componentes.. 



Então na parte de cima da placa desenhei o sentido dos componentes, deve-se atentar para não inverter os pinos dos transistores e CI´s pois como desenhamos na parte debaixo da placa os pinos se invertem na parte de cima.


Depois é só soldar os componentes na placa, ela deve ficar semelhante a imagem abaixo:




 Dúvidas ou sugestões deixe um comentário abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário